Sutilidades do amor

Tento entender o que desta vez foi diferente de todas as outras. Eu erros que eu jamais perdoaria, perdoei. Mentiras que jamais perdoaria, perdoei. Promessas desfeitas que eu jamais perdoaria, perdoei. O que houve comigo: Eu que em outros tempos era implacável e se dizia - vai e não volte - agora digo - fique, por favor, fique.
Acontece assim com todas nós? Lembro-me de uma amiga que há 14 anos atrás eu aconselhei a largar tudo em função dos erros, das mentiras, das promessas descumpridas. O que eu teria feito a ela se tivesse seguido o meu conselho?
Que sentimento é este? Apedrejem-me aqueles que não concordam que é amor e que estou submissa e submetida a um outro.
Mas e se outro acorda e ao acordar, no auge da bagunça dos meus cabelos, com o mau hálito da manhã, a pele oleosa, o cheiro do suor noturno no corpo, a cara amassada, me beija e diz que sou a mulher mais linda de todas, a mulher da sua vida? Dirão, também, que é uma mentira? Mentira repetida dia após dia, ano após ano, enquanto meu corpo envelhece e se transforma e minha juventude se esvai.
E o que dizer das noites em que tenho pesadelo e ele acorda e vela meu sono, acordado, até que eu adormeça segura novamente? O que dizer quando ele se levanta no meio da noite para me preparar qualquer coisa porque mencionei, meio embriagada de sono, que estava com fome?
O que posso dizer deste homem que cuida de mim quando adoeço seriamente, sem desistir, sem se cansar, sem se dar por vencido, sem mostrar dor, cansaço ou irritação. Apenas me acarinhando e acalmando. O que posso dizer dele? 
Posso dizer que suas mentiras, erros e promessas descumpridas invalidam o AMOR que ele me prova dia após dia nas situações mais exasperantes?
E o que posso dizer de mim que vejo em cada um destes gestos um amor que não se abala nem diante da maior tempestade?
Qual a gravidade das mentiras, erros e promessas não cumpridas diante de um amor forte e sempre presente, compreensivo e alerta?
Apenas posso desejar que o que vai errado não se sobreponha a tudo o mais que vai perfeitamente bem. 
Tenho a impressão de que nunca ninguém contou a nenhum de nós que amor era assim: com algumas imperfeições irritantes capaz de destruir qualquer coisa. Mas que o AMOR era cheio destes pequenos detalhes que podem passar imperceptíveis se nosso coração não estiver aberto para enxergar o verdadeiro valor de estar junto sempre, para tudo, a qualquer tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas