A amizade

"E ainda mais, o estado do que foi mordido pela víbora é também o meu.
Com efeito, dizem que quem sofreu tal acidente não quer dizer como foi senão aos que foram mordidos, por serem os únicos, dizem eles, que o compreendem e o desculpam de tudo que ousou fazer e dizer sob o efeito da dor.
Ou então, mordido por algo mais doloroso, e no ponto mais doloroso em que se possa ser mordido - pois foi no coração ou na alma, ou no que quer que se deva chamá-lo que foi golpeado e mordido pelos discursos filosóficos, que têm mais virulência que a víbora, quando, pegam de um jovem espírito, não sem dotes, e que tudo fazem cometer e dizer tudo - e vendo por outro lado os Fedros, Agatãos, Erixímacos, os Pausânias, os Aristodemos e os Aristófanes; e o próprio Sócrates, é preciso mencioná-lo? E quantos mais, todos vós, com efeito, participastes em comum, do delírio filosófico e dos seus transportes báquicos e por isso todos ireis ouvir-me"

Platão, O banquete.






"A amizade consiste em haver sido mordidos ou feridos pelo mesmo, haver sido inquietados pelo mesmo. Por isso, não poderá entrar na comunidade cúmplice dos leitores aquele que não tenha sentido a mordida do texto. E, também por isso, aquele que tenha sido mordido não quererá falar com ninguém que não tenha passado pelo mesmo que ele passou. E se a condição de professor é que já tenha sido mordido, não será isso - a cumplicidade dos mordidos, dos evenenados, dos que compartilham a mesma mania e o mesmo delírio - o que o professor busca na lição?"

Jorge Larrosa, Pedagogia profana.

Comentários

  1. Menina, é fantástico! Sempre me pego com laços mais fortes junto às pessoas que enfrentaram algum tipo de opressão e se libertaram! Isso vai se repetindo ao longo de uma vida toda - a afinidade pela arte e o gosto por uma vida liberta de dogma, de opressão, de chantagem.
    Eu vou aprendendo a ser o que sou apenas, e as amizades (como a sua, que coisa boa como ela se desdobra ao longo do tempo, sem pressa, afetuosamente) vão refletindo isso fielmente.
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas