Cachaça de Pernambuco



Caríssimo leitor,

Com todo o amor que sinto por gaúchos, capixabas, sergipanos, alagoanos e por aí vai, desejo mesmo é que você que está me lendo agora seja um digno representante do imponente estado de Pernambuco. Eis que estou curiosa sobre a utilização de certo vocábulo nas conversações dessa terra cheia de sol, mar, encanto literário e... cachaça!

Pesquisando as acepções do vocábulo "Gramática", descobri que em Pernambuco ela é sinônimo de "Cachaça". Nada mais apropriado, creio eu. Se você gosta de Gramática, ela é uma Cachaça na sua vida. Se você não gosta de Gramática, ela não deixa de ser uma 'mardita' Cachaça na sua vida. E se você for concurseiro (raça que avança sobre nós, meros mortais), dela vai beber de um jeito ou de outro.

Segundo o Portal da Cachaça de Pernambuco:

"A cachaça surgiu no tempo da colonização portuguesa no Brasil e sua história se confunde com a própria história brasileira. Foi a primeira bebida destilada na América Latina, descoberta por acaso entre 1530 e 1550. Inicialmente era servida como suplemento aos animais e escravos, que deixavam a borra do melaço de cana fermentar por alguns dias e daí extraíam a aguardente. Mas, ela logo deixou as senzalas e chegou às mesas da Corte, transformando-se, no século XIX, em símbolo de brasilidade e resistência ao colonialismo. Bebida que acompanhou todas as mudanças ocorridas em cinco séculos de Brasil, também participou da Revolução Pernambucana e da Inconfidência Mineira. Registra-se que o padre João Ribeiro, durante a Revolução de 1817, em Pernambuco, demonstrava categoricamente de que lado estava e ainda fazia propaganda: no lugar de vinho português, era a cachaça que usava no cálice sagrado."

Após a lição histórica... voltemos aos fatos: O vocábulo "Gramática" no sentido de "cachaça" é mesmo utilizado em terras pernabucanas? É possível encontrar diálogos semelhantes a estes:

- Desce aí uma gramática da boa! Cheia de sintaxe!

ou

- Rapaz, suspende a gramática desse aqui ó! Ele já tá cheio de semântica!

ou, ainda,

- Hoje, eu tenho um encontro com a gramática! Aquela maRdita!

ou mais essa, muito moderna e atual:

- Passou no concurso?
- Não deu pra mim, cara... muita gramática na cabeça!
- Pois, então, gajo? Se a gramática estava na cabeça... vc deveria ir bem na prova!
- É, amigo, mas da gramática que eu bebo, concurseiro não bebe.


O que me dizem, preclaros pernambucanos?
Aí se bebe gramática?

Espero que sim... estou marcando minha passagem!

Saudações dramáticas!
Daniele


Portal da Cachaça de Pernambuco: www.cachacadepernambuco.com.br

P.S.: Aproveitando a oportunidade, recomendo o vídeo "Ai se sesse"... tá aí... no blog... à direita, lá embaixo... Maravilhas de Pernambuco!

Comentários

Postagens mais visitadas